domingo, 7 de junho de 2015

Os meus vizinhos.

7.6.15

Não sei há quanto tempo chegaram. Lembro-me de de repente sentir falar italiano no andar de cima, e de isso me fazer sorrir. É quase uma espécie de zona de conforto, mesmo que não ouça o que estão a dizer, ou entenda. Penso que nunca comentei aqui, mas eu cresci num bairro onde quase só viviam italianos, logo, a minha infância foi passada a brincar com a Consolata, o 
Vincenzo, o Bruno. As mães deles gritavam "madonna achiropita" por tudo e por nada, até quando lhe corria mal a bela lasagnha que ela fazia com a maior destreza, debaixo do meu olhar atento, desde a massa ás pequenas almôndegas deliciosas. Isto no tempo em que se podia conhecer os vizinhos. Entrar na casa deles, partilhar as saudades da bela Itália, correr e brincar na rua saber coisas deles sem ser considerado uma intrusão,
Hoje não, hoje passamos pelos vizinhos e é uma sorte dizer bom dia ou boa tarde. Perguntamos "tudo bem", mas na realidade não queremos saber se está tudo bem, ou temos medo que as pessoas levam a mal. 
Pois estes vizinhos chegaram, houve um que me perguntou uma vez onde podia alugar uma bicicleta, e   acho que até já estiverem lá outros e foram embora e eu nunca fixei a cara deles. Eram apenas uns "miúdos" que estavam a fazer Erasmus e pronto, a beber copos, imaginei eu.
Enquanto costuro, no meio do zum-zum da máquina, às vezes sinto vozes na rua, vozes de raparigas que dizem, é aqui, é aqui que moram os italianos, e dá-me vontade de rir. Mas hoje não. Hoje vou contar-vos. 
É aqui! É aqui que moram os italianos. Porque finalmente alguém me contou o que os italianos fazem, e olha, é mesmo fixe! Tive de pesquisar na net. E depois até enviei uma mensagem privada. Porque eles se calhar até bebem copos, mas FAZEM uns copos que dão mesmo vontade de beber copos! 
E sabes, eu não sei o que o que os teus vizinhos fazem. Podia dizer nem sei nem quero saber, mas, e se fazem também alguma coisa que vale a pena conhecer? Afinal de contas, tantas pessoas que se vão embora, vão viver para outro lugar e fazer coisas bonitas que podiam fazer aqui se tivessem outras condições, mas ainda há pessoas que acham que vale a pena ficar aqui. Gosto disso.
Cuscar é muito feio, nem precisas de contar a ninguém se não quiseres, mas, se eu fosse a ti, ía espreitar aqui nesta janela (www.ositalianosdesign.com) via o que os meus vizinhos andam a fazer. Vais ver que é tão fixe que vais querer partilhar e comprar. 
Mais, no outro dia tirei estas fotos e disse: saúde! 
Alguém respondeu que antes queria brindar com o copo cheio. Pessoalmente acho que o copo já está cheio.
Se não consegues ver tudo o que tem dentro, é porque não vês lá muito bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário